Uma grande oportunidade para aqueles que buscam uma graduação, temos uma seleção de vídeos para os que estão inscritos no vestibular do IFG em valparaiso, segue abaixo os link de vídeo aulas na sequencia do programa de disciplinas no edital.
1. Estudo de Textos Literários:
1.1 As várias possibilidades de leitura de um texto
- duplicidade de sentido e/ou polissemia;
https://www.youtube.com/watch?v=sX7Y8q_IMsw
1.2 Ideias explícitas e ideias implícitas;
https://www.youtube.com/watch?v=xWCxegeB_t4
Língua Estrangeira - Inglês
1. Leitura: compreensão e interpretação;
https://www.youtube.com/watch?v=jBkRAG8L12o
2. Formação de palavras: afixos
https://www.youtube.com/watch?v=d4f-97PjdMs
MATEMÁTICA
1. Teoria de Conjuntos
https://www.youtube.com/watch?v=C-Gj3AjAGw4
FÍSICA
1. Cinemática escalar
https://www.youtube.com/watch?v=cSmvOz2n2DA
QUÍMICA
1. Substâncias químicas e misturas;
https://www.youtube.com/watch?v=-c6QVHd5-fs
BIOLOGIA
ORGANIZAÇÃO DA VIDA
1. Introdução à Biologia;
https://www.youtube.com/watch?v=WLzehSVCTvw
GEOGRAFIA
1. Noções básicas do estudo de Geografia:
https://www.youtube.com/watch?v=9EiM0JePxro
Historia
https://www.youtube.com/watch?v=XxWhON7BPlk
A realização da prova de Redação no Vestibular
implica a avaliação do candidato quanto ao domínio
da argumentação escrita. Será avaliada, portanto, a
capacidade do candidato de usar os recursos
linguísticos na produção de um texto e, para isso, é
necessário que ele mostre sua capacidade de leitura,
que é o caminho natural para se escrever bem.
A prova de Redação constará de três propostas e
o candidato deverá desenvolver apenas uma delas,
com seu respectivo tema (ideia-núcleo), procurando,
também, adequar-se ao tipo de texto escolhido para
a redação, atendendo aos requisitos próprios de
cada texto: se de caráter dissertativo, dar ênfase à
defesa do ponto de vista da linha argumentativa; se
de caráter narrativo, saber manejar as categorias da
narrativa: enredo, personagens, conflito, tempo,
espaço; se for carta argumentativa, atentar para a
presença das marcas linguísticas adequadas à
interlocução e à persuasão.
Outros aspectos pertinentes à elaboração de um
texto também devem ser observados, tais como
paragrafação, ortografia, acentuação, organização
dos elementos linguísticos nas frases, concordância,
regência, domínio das estruturas morfossintáticas e
emprego adequado do vocabulário.
Além destes aspectos, dois outros devem ser
considerados para a produção eficiente do texto
escrito: a coesão, que é o uso dos recursos
linguísticos responsáveis pela articulação do texto, e
a coerência, que consiste na articulação das ideias a
fim de permitir a compreensão do texto e evitar
contradições.
Todos os itens destacados acima serão
criteriosamente avaliados pelos examinadores das
redações, que considerarão como relevante à
capacidade de “pensar por escrito”, organizando as
ideias, estabelecendo relações, interpretando dados
e fatos, elaborando hipóteses.
Em resumo, a capacidade de redigir em língua
padrão será avaliada na prova de Redação
observando os seguintes itens:
- adequação do conteúdo escrito ao tema proposto;
- adequação da forma da redação ao tipo de texto
sugerido pela proposta, considerando o tema;
- adequação à modalidade escrita da língua padrão;
- Coesão e coerência textuais.
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
Concebemos a linguagem, tanto oral como escrita,
como uma atividade social que visa à interação com
as pessoas de nosso convívio, seja de forma direta
seja indireta. Para tanto, o texto e/ou o discurso é
visto como uma unidade de linguagem significativa e
em uso.
Na prova de Língua Portuguesa, o candidato
deverá demonstrar capacidade de ler, analisar,
interpretar, reorganizar textos, produzir e
compreender o sentido dos enunciados e dos textos,
tendo em vista todo o seu conhecimento de mundo
partilhado e o contexto no qual está inserido.
Sabemos que o usuário da língua dispõe de
vários recursos linguísticos e culturais, o que o torna
capaz de produzir e compreender os textos, isso
porque tanto a produção como a compreensão
envolvem sempre uma pluralidade de capacidades,
níveis e sistemas diferentes de conhecimentos, que
vão além da apreensão das regras gramaticais. Para
isso, não nos limitaremos à análise de frases, mas
consideraremos, também, as relações entre a língua
e seus usuários (contexto).
É nessa perspectiva que o candidato deverá
compreender a Gramática da Língua Portuguesa.
Entendemos ser necessário dominar a estrutura
gramatical da língua, levando em consideração que
nós, seus usuários, não produzimos frases isoladas,
mas textos ou discursos construídos em situações
concretas de uso e inseridos em um contexto
sociocultural. As regras gramaticais apoiadas em
uma norma padrão são importantes e necessárias
para a organização da própria língua. No entanto, as
diferenças linguísticas (variações linguísticas) e os
níveis linguísticos (contextos, situações de uso)
devem ser considerados e respeitados, uma vez que
caracterizam a efetiva comunicação entre os falantes.
O candidato será avaliado quanto à sua
capacidade de leitura e quanto ao seu conhecimento
gramatical, sendo exposto a vários gêneros textuais,
como artigos de jornais e revistas, textos publicitários,
científicos, religiosos, literários, entrevistas, charges,
tiras, etc., nos quais deverá reconhecer que, nos
variados textos, há ideias essenciais e acessórias,
há o explícito e o implícito e há também a
intertextualidade, além de outros aspectos
fundamentais que garantem as várias possibilidades
de leitura de um texto.
A prova de Língua Portuguesa avaliará também
os conhecimentos do candidato sobre a história da
Literatura Brasileira, buscando perceber as relações
que autores e obras, representativos de momentos
literários específicos, travam com a Filosofia, a
História e a cultura de determinada época.
Para melhor orientá-lo quanto aos conteúdos que
poderão integrar a prova de Língua Portuguesa e
Literatura Brasileira, serão listados, a seguir, alguns
dos tópicos que julgamos essenciais ao futuro aluno.
1. Estudo de Textos Literários:
1.1 As várias possibilidades de leitura de um texto
- duplicidade de sentido e/ou polissemia;
1.2 Ideias explícitas e ideias implícitas;
1.3 Níveis de linguagem - modalidades da Língua
Portuguesa e seus contextos de uso;
1.4 Funções da linguagem;
1.5 Coerência e coesão;
1.6 Modos de organização do texto - o parágrafo
e seu desenvolvimento, ideias principais, ideias
secundárias e temática.
1.7 Escolas literárias: da Literatura de Informação
à Literatura Pós-Moderna;
1.8 Discurso direto, indireto e indireto livre;
1.9 Conotação e denotação;
1.10 Figuras de linguagem.
2. Estudo Gramatical:
2.1 Morfossintaxe - emprego e função das
classes gramaticais, tendo em vista a construção
sintática da frase, da oração, do período e/ou do
texto.
LÍNGUA ESTRANGEIRA
Partindo-se do pressuposto de que uma segunda
língua é indispensável a qualquer atividade
profissional, especificamente à área tecnológica, a
prova de Língua Estrangeira visa a avaliar o
candidato no que se refere a suas habilidades de
interpretar e compreender textos na língua em
questão, isto é, avaliar sua capacidade de inferir,
deduzir, estabelecer referências textuais e relacionar
vocábulos, frases e orações com o texto e o contexto
na língua estrangeira.
O propósito da prova é colocar o candidato frente
a textos autênticos e pertinentes à realidade que o
cerca. A ênfase da prova, mais do que no
conhecimento teórico, volta-se para a competência
de leitura do nosso futuro aluno em relação a língua
estrangeira.
Língua Estrangeira - Inglês
1. Leitura: compreensão e interpretação;
2. Formação de palavras: afixos;
3. Formação de grupos nominais: modificadores e
núcleos;
4. Partes da sentença;
5. Verbos: tempos e flexões;
6. Coesão: uso de conectivos;
7. Regência verbal e nominal.
Língua Estrangeira – Espanhol
1. Interpretação de texto;
2. Utilização das classes gramaticais abrangendo:
2.1 Artigo (determinado e indeterminado) –
contrações;
2.2 Pronome (pessoal, possessivo, demonstrativo,
indefinido, relativo, interrogativo);
2.3 Substantivo;
2.4 Adjetivo;
2.5 Numeral;
2.6 Advérbio;
2.7 Preposição;
2.8 Conjunção;
2.9 Interjeição;
2.10 Verbo (auxiliar, regular e irregular);
3. Acentuação Ortográfica;
4. Apócope de certos adjetivos e pronomes;
5. Uso adequado de vocabulário
MATEMÁTICA
1. Teoria de Conjuntos
1.1 Definição, elementos e operações.
2. Conjuntos Numéricos
2.1 Conjunto dos números Naturais, Inteiros,
Racionais, Irracionais e Reais.
3. Relações e Generalidades de Funções
3.1 Definições e classificação das funções
3.2 Conjunto domínio, contradomínio e imagem.
3.3 Construção e análise de gráficos
4. Função Afim
4.1 Definição, construção e análise do gráfico,
raízes, estudo de sinal, inequações e aplicações.
5. Função Quadrática
5.1 Definição, construção e análise do gráfico,
raízes, estudo de sinal, inequações e aplicações.
6. Função Modular
6.1 Definição, construção e análise do gráfico.
7. Função Exponencial
7.1 Definição, construção e análise do gráfico,
raízes, estudo de sinal, inequações e aplicações.
8. Função Logarítmica
8.1 Definição, construção e análise do gráfico,
raízes, estudo de sinal, inequações e aplicações
9. Progressão Aritmética e Geométrica
9.1 Sequências e séries numéricas
9.2 Termo geral, soma e convergência.
10. Matrizes
10.1 Definição e classificação
10.2 Operações
10.3 Matriz inversa
11. Determinantes
11.1 Definição e propriedades
12. Sistemas Lineares
12.1 Definição e solução
12.2 Sistemas equivalentes e escalonamento
12.3 Discussão de um sistema
13. Análise Combinatória
13.1 Principio fundamental da contagem
13.2 Arranjos
13.3 Permutações
13.4 Combinações
14. Binômio de Newton
15. Probabilidade
16. Noções de Matemática Financeira
16.1 Porcentagem
16.2 Juros simples
16.3 Juros Compostos
17. Trigonometria
17.1 Trigonometria no triângulo retângulo
17.2 Funções circulares
17.3 Relações entre funções
17.4 Transformações
17.5 Equações e inequações
17.6 Resolução de triângulos
18. Geometria Métrica Espacial
18.1 O prisma
18.2 Pirâmide
18.3 Cilindro
18.4 Cone
1.1 As várias possibilidades de leitura de um texto
- duplicidade de sentido e/ou polissemia;
https://www.youtube.com/watch?v=sX7Y8q_IMsw
1.2 Ideias explícitas e ideias implícitas;
https://www.youtube.com/watch?v=xWCxegeB_t4
Língua Estrangeira - Inglês
1. Leitura: compreensão e interpretação;
https://www.youtube.com/watch?v=jBkRAG8L12o
2. Formação de palavras: afixos
https://www.youtube.com/watch?v=d4f-97PjdMs
MATEMÁTICA
1. Teoria de Conjuntos
https://www.youtube.com/watch?v=C-Gj3AjAGw4
FÍSICA
1. Cinemática escalar
https://www.youtube.com/watch?v=cSmvOz2n2DA
QUÍMICA
1. Substâncias químicas e misturas;
https://www.youtube.com/watch?v=-c6QVHd5-fs
BIOLOGIA
ORGANIZAÇÃO DA VIDA
1. Introdução à Biologia;
https://www.youtube.com/watch?v=WLzehSVCTvw
GEOGRAFIA
1. Noções básicas do estudo de Geografia:
https://www.youtube.com/watch?v=9EiM0JePxro
Historia
https://www.youtube.com/watch?v=XxWhON7BPlk
A realização da prova de Redação no Vestibular
implica a avaliação do candidato quanto ao domínio
da argumentação escrita. Será avaliada, portanto, a
capacidade do candidato de usar os recursos
linguísticos na produção de um texto e, para isso, é
necessário que ele mostre sua capacidade de leitura,
que é o caminho natural para se escrever bem.
A prova de Redação constará de três propostas e
o candidato deverá desenvolver apenas uma delas,
com seu respectivo tema (ideia-núcleo), procurando,
também, adequar-se ao tipo de texto escolhido para
a redação, atendendo aos requisitos próprios de
cada texto: se de caráter dissertativo, dar ênfase à
defesa do ponto de vista da linha argumentativa; se
de caráter narrativo, saber manejar as categorias da
narrativa: enredo, personagens, conflito, tempo,
espaço; se for carta argumentativa, atentar para a
presença das marcas linguísticas adequadas à
interlocução e à persuasão.
Outros aspectos pertinentes à elaboração de um
texto também devem ser observados, tais como
paragrafação, ortografia, acentuação, organização
dos elementos linguísticos nas frases, concordância,
regência, domínio das estruturas morfossintáticas e
emprego adequado do vocabulário.
Além destes aspectos, dois outros devem ser
considerados para a produção eficiente do texto
escrito: a coesão, que é o uso dos recursos
linguísticos responsáveis pela articulação do texto, e
a coerência, que consiste na articulação das ideias a
fim de permitir a compreensão do texto e evitar
contradições.
Todos os itens destacados acima serão
criteriosamente avaliados pelos examinadores das
redações, que considerarão como relevante à
capacidade de “pensar por escrito”, organizando as
ideias, estabelecendo relações, interpretando dados
e fatos, elaborando hipóteses.
Em resumo, a capacidade de redigir em língua
padrão será avaliada na prova de Redação
observando os seguintes itens:
- adequação do conteúdo escrito ao tema proposto;
- adequação da forma da redação ao tipo de texto
sugerido pela proposta, considerando o tema;
- adequação à modalidade escrita da língua padrão;
- Coesão e coerência textuais.
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
Concebemos a linguagem, tanto oral como escrita,
como uma atividade social que visa à interação com
as pessoas de nosso convívio, seja de forma direta
seja indireta. Para tanto, o texto e/ou o discurso é
visto como uma unidade de linguagem significativa e
em uso.
Na prova de Língua Portuguesa, o candidato
deverá demonstrar capacidade de ler, analisar,
interpretar, reorganizar textos, produzir e
compreender o sentido dos enunciados e dos textos,
tendo em vista todo o seu conhecimento de mundo
partilhado e o contexto no qual está inserido.
Sabemos que o usuário da língua dispõe de
vários recursos linguísticos e culturais, o que o torna
capaz de produzir e compreender os textos, isso
porque tanto a produção como a compreensão
envolvem sempre uma pluralidade de capacidades,
níveis e sistemas diferentes de conhecimentos, que
vão além da apreensão das regras gramaticais. Para
isso, não nos limitaremos à análise de frases, mas
consideraremos, também, as relações entre a língua
e seus usuários (contexto).
É nessa perspectiva que o candidato deverá
compreender a Gramática da Língua Portuguesa.
Entendemos ser necessário dominar a estrutura
gramatical da língua, levando em consideração que
nós, seus usuários, não produzimos frases isoladas,
mas textos ou discursos construídos em situações
concretas de uso e inseridos em um contexto
sociocultural. As regras gramaticais apoiadas em
uma norma padrão são importantes e necessárias
para a organização da própria língua. No entanto, as
diferenças linguísticas (variações linguísticas) e os
níveis linguísticos (contextos, situações de uso)
devem ser considerados e respeitados, uma vez que
caracterizam a efetiva comunicação entre os falantes.
O candidato será avaliado quanto à sua
capacidade de leitura e quanto ao seu conhecimento
gramatical, sendo exposto a vários gêneros textuais,
como artigos de jornais e revistas, textos publicitários,
científicos, religiosos, literários, entrevistas, charges,
tiras, etc., nos quais deverá reconhecer que, nos
variados textos, há ideias essenciais e acessórias,
há o explícito e o implícito e há também a
intertextualidade, além de outros aspectos
fundamentais que garantem as várias possibilidades
de leitura de um texto.
A prova de Língua Portuguesa avaliará também
os conhecimentos do candidato sobre a história da
Literatura Brasileira, buscando perceber as relações
que autores e obras, representativos de momentos
literários específicos, travam com a Filosofia, a
História e a cultura de determinada época.
Para melhor orientá-lo quanto aos conteúdos que
poderão integrar a prova de Língua Portuguesa e
Literatura Brasileira, serão listados, a seguir, alguns
dos tópicos que julgamos essenciais ao futuro aluno.
1. Estudo de Textos Literários:
1.1 As várias possibilidades de leitura de um texto
- duplicidade de sentido e/ou polissemia;
1.2 Ideias explícitas e ideias implícitas;
1.3 Níveis de linguagem - modalidades da Língua
Portuguesa e seus contextos de uso;
1.4 Funções da linguagem;
1.5 Coerência e coesão;
1.6 Modos de organização do texto - o parágrafo
e seu desenvolvimento, ideias principais, ideias
secundárias e temática.
1.7 Escolas literárias: da Literatura de Informação
à Literatura Pós-Moderna;
1.8 Discurso direto, indireto e indireto livre;
1.9 Conotação e denotação;
1.10 Figuras de linguagem.
2. Estudo Gramatical:
2.1 Morfossintaxe - emprego e função das
classes gramaticais, tendo em vista a construção
sintática da frase, da oração, do período e/ou do
texto.
LÍNGUA ESTRANGEIRA
Partindo-se do pressuposto de que uma segunda
língua é indispensável a qualquer atividade
profissional, especificamente à área tecnológica, a
prova de Língua Estrangeira visa a avaliar o
candidato no que se refere a suas habilidades de
interpretar e compreender textos na língua em
questão, isto é, avaliar sua capacidade de inferir,
deduzir, estabelecer referências textuais e relacionar
vocábulos, frases e orações com o texto e o contexto
na língua estrangeira.
O propósito da prova é colocar o candidato frente
a textos autênticos e pertinentes à realidade que o
cerca. A ênfase da prova, mais do que no
conhecimento teórico, volta-se para a competência
de leitura do nosso futuro aluno em relação a língua
estrangeira.
Língua Estrangeira - Inglês
1. Leitura: compreensão e interpretação;
2. Formação de palavras: afixos;
3. Formação de grupos nominais: modificadores e
núcleos;
4. Partes da sentença;
5. Verbos: tempos e flexões;
6. Coesão: uso de conectivos;
7. Regência verbal e nominal.
Língua Estrangeira – Espanhol
1. Interpretação de texto;
2. Utilização das classes gramaticais abrangendo:
2.1 Artigo (determinado e indeterminado) –
contrações;
2.2 Pronome (pessoal, possessivo, demonstrativo,
indefinido, relativo, interrogativo);
2.3 Substantivo;
2.4 Adjetivo;
2.5 Numeral;
2.6 Advérbio;
2.7 Preposição;
2.8 Conjunção;
2.9 Interjeição;
2.10 Verbo (auxiliar, regular e irregular);
3. Acentuação Ortográfica;
4. Apócope de certos adjetivos e pronomes;
5. Uso adequado de vocabulário
MATEMÁTICA
1. Teoria de Conjuntos
1.1 Definição, elementos e operações.
2. Conjuntos Numéricos
2.1 Conjunto dos números Naturais, Inteiros,
Racionais, Irracionais e Reais.
3. Relações e Generalidades de Funções
3.1 Definições e classificação das funções
3.2 Conjunto domínio, contradomínio e imagem.
3.3 Construção e análise de gráficos
4. Função Afim
4.1 Definição, construção e análise do gráfico,
raízes, estudo de sinal, inequações e aplicações.
5. Função Quadrática
5.1 Definição, construção e análise do gráfico,
raízes, estudo de sinal, inequações e aplicações.
6. Função Modular
6.1 Definição, construção e análise do gráfico.
7. Função Exponencial
7.1 Definição, construção e análise do gráfico,
raízes, estudo de sinal, inequações e aplicações.
8. Função Logarítmica
8.1 Definição, construção e análise do gráfico,
raízes, estudo de sinal, inequações e aplicações
9. Progressão Aritmética e Geométrica
9.1 Sequências e séries numéricas
9.2 Termo geral, soma e convergência.
10. Matrizes
10.1 Definição e classificação
10.2 Operações
10.3 Matriz inversa
11. Determinantes
11.1 Definição e propriedades
12. Sistemas Lineares
12.1 Definição e solução
12.2 Sistemas equivalentes e escalonamento
12.3 Discussão de um sistema
13. Análise Combinatória
13.1 Principio fundamental da contagem
13.2 Arranjos
13.3 Permutações
13.4 Combinações
14. Binômio de Newton
15. Probabilidade
16. Noções de Matemática Financeira
16.1 Porcentagem
16.2 Juros simples
16.3 Juros Compostos
17. Trigonometria
17.1 Trigonometria no triângulo retângulo
17.2 Funções circulares
17.3 Relações entre funções
17.4 Transformações
17.5 Equações e inequações
17.6 Resolução de triângulos
18. Geometria Métrica Espacial
18.1 O prisma
18.2 Pirâmide
18.3 Cilindro
18.4 Cone