sexta-feira, 20 de novembro de 2015

VESTIBULAR DE LICENCIATURA DE MATEMÁTICA NO IFG EM VALPARAISO

 

Uma grande oportunidade para aqueles que buscam uma graduação, temos uma seleção de vídeos para os que estão inscritos no vestibular do IFG em valparaiso, segue abaixo os link de vídeo aulas na sequencia do programa de disciplinas no edital. 


1. Estudo de Textos Literários:
1.1 As várias possibilidades de leitura de um texto
- duplicidade de sentido e/ou polissemia;


https://www.youtube.com/watch?v=sX7Y8q_IMsw



1.2 Ideias explícitas e ideias implícitas;
https://www.youtube.com/watch?v=xWCxegeB_t4


Língua Estrangeira - Inglês
1. Leitura: compreensão e interpretação;
https://www.youtube.com/watch?v=jBkRAG8L12o

2. Formação de palavras: afixos
https://www.youtube.com/watch?v=d4f-97PjdMs




MATEMÁTICA
1. Teoria de Conjuntos 

https://www.youtube.com/watch?v=C-Gj3AjAGw4


FÍSICA
1. Cinemática escalar

https://www.youtube.com/watch?v=cSmvOz2n2DA

QUÍMICA
1. Substâncias químicas e misturas;
https://www.youtube.com/watch?v=-c6QVHd5-fs


BIOLOGIA
ORGANIZAÇÃO DA VIDA
1. Introdução à Biologia;

https://www.youtube.com/watch?v=WLzehSVCTvw



GEOGRAFIA
1. Noções básicas do estudo de Geografia:

https://www.youtube.com/watch?v=9EiM0JePxro

Historia
https://www.youtube.com/watch?v=XxWhON7BPlk



A realização da prova de Redação no Vestibular
implica a avaliação do candidato quanto ao domínio
da argumentação escrita. Será avaliada, portanto, a
capacidade do candidato de usar os recursos
linguísticos na produção de um texto e, para isso, é
necessário que ele mostre sua capacidade de leitura,
que é o caminho natural para se escrever bem.
A prova de Redação constará de três propostas e
o candidato deverá desenvolver apenas uma delas,
com seu respectivo tema (ideia-núcleo), procurando,
também, adequar-se ao tipo de texto escolhido para
a redação, atendendo aos requisitos próprios de
cada texto: se de caráter dissertativo, dar ênfase à
defesa do ponto de vista da linha argumentativa; se
de caráter narrativo, saber manejar as categorias da
narrativa: enredo, personagens, conflito, tempo,
espaço; se for carta argumentativa, atentar para a
presença das marcas linguísticas adequadas à
interlocução e à persuasão.
Outros aspectos pertinentes à elaboração de um
texto também devem ser observados, tais como
paragrafação, ortografia, acentuação, organização
dos elementos linguísticos nas frases, concordância,
regência, domínio das estruturas morfossintáticas e
emprego adequado do vocabulário.
Além destes aspectos, dois outros devem ser
considerados para a produção eficiente do texto
escrito: a coesão, que é o uso dos recursos
linguísticos responsáveis pela articulação do texto, e
a coerência, que consiste na articulação das ideias a
fim de permitir a compreensão do texto e evitar
contradições.
Todos os itens destacados acima serão
criteriosamente avaliados pelos examinadores das
redações, que considerarão como relevante à
capacidade de “pensar por escrito”, organizando as
ideias, estabelecendo relações, interpretando dados
e fatos, elaborando hipóteses.
Em resumo, a capacidade de redigir em língua
padrão será avaliada na prova de Redação
observando os seguintes itens:
- adequação do conteúdo escrito ao tema proposto;
- adequação da forma da redação ao tipo de texto
sugerido pela proposta, considerando o tema;
- adequação à modalidade escrita da língua padrão;
- Coesão e coerência textuais.
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
Concebemos a linguagem, tanto oral como escrita,
como uma atividade social que visa à interação com
as pessoas de nosso convívio, seja de forma direta
seja indireta. Para tanto, o texto e/ou o discurso é
visto como uma unidade de linguagem significativa e
em uso.
Na prova de Língua Portuguesa, o candidato
deverá demonstrar capacidade de ler, analisar,
interpretar, reorganizar textos, produzir e
compreender o sentido dos enunciados e dos textos,
tendo em vista todo o seu conhecimento de mundo
partilhado e o contexto no qual está inserido.
Sabemos que o usuário da língua dispõe de
vários recursos linguísticos e culturais, o que o torna
capaz de produzir e compreender os textos, isso
porque tanto a produção como a compreensão
envolvem sempre uma pluralidade de capacidades,
níveis e sistemas diferentes de conhecimentos, que
vão além da apreensão das regras gramaticais. Para
isso, não nos limitaremos à análise de frases, mas
consideraremos, também, as relações entre a língua
e seus usuários (contexto).
É nessa perspectiva que o candidato deverá
compreender a Gramática da Língua Portuguesa.
Entendemos ser necessário dominar a estrutura
gramatical da língua, levando em consideração que
nós, seus usuários, não produzimos frases isoladas,
mas textos ou discursos construídos em situações
concretas de uso e inseridos em um contexto
sociocultural. As regras gramaticais apoiadas em
uma norma padrão são importantes e necessárias
para a organização da própria língua. No entanto, as
diferenças linguísticas (variações linguísticas) e os
níveis linguísticos (contextos, situações de uso)
devem ser considerados e respeitados, uma vez que
caracterizam a efetiva comunicação entre os falantes.
O candidato será avaliado quanto à sua
capacidade de leitura e quanto ao seu conhecimento
gramatical, sendo exposto a vários gêneros textuais,
como artigos de jornais e revistas, textos publicitários,
científicos, religiosos, literários, entrevistas, charges,
tiras, etc., nos quais deverá reconhecer que, nos
variados textos, há ideias essenciais e acessórias,
há o explícito e o implícito e há também a
intertextualidade, além de outros aspectos
fundamentais que garantem as várias possibilidades
de leitura de um texto.
A prova de Língua Portuguesa avaliará também
os conhecimentos do candidato sobre a história da
Literatura Brasileira, buscando perceber as relações
que autores e obras, representativos de momentos
literários específicos, travam com a Filosofia, a
História e a cultura de determinada época.
Para melhor orientá-lo quanto aos conteúdos que
poderão integrar a prova de Língua Portuguesa e
Literatura Brasileira, serão listados, a seguir, alguns
dos tópicos que julgamos essenciais ao futuro aluno.
1. Estudo de Textos Literários:
1.1 As várias possibilidades de leitura de um texto
- duplicidade de sentido e/ou polissemia;
1.2 Ideias explícitas e ideias implícitas;
1.3 Níveis de linguagem - modalidades da Língua
Portuguesa e seus contextos de uso;
1.4 Funções da linguagem;
1.5 Coerência e coesão;
1.6 Modos de organização do texto - o parágrafo
e seu desenvolvimento, ideias principais, ideias
secundárias e temática.
1.7 Escolas literárias: da Literatura de Informação
à Literatura Pós-Moderna;
1.8 Discurso direto, indireto e indireto livre;
1.9 Conotação e denotação;
1.10 Figuras de linguagem.
2. Estudo Gramatical:
2.1 Morfossintaxe - emprego e função das
classes gramaticais, tendo em vista a construção
sintática da frase, da oração, do período e/ou do
texto.
LÍNGUA ESTRANGEIRA
Partindo-se do pressuposto de que uma segunda
língua é indispensável a qualquer atividade
profissional, especificamente à área tecnológica, a
prova de Língua Estrangeira visa a avaliar o
candidato no que se refere a suas habilidades de
interpretar e compreender textos na língua em
questão, isto é, avaliar sua capacidade de inferir,
deduzir, estabelecer referências textuais e relacionar
vocábulos, frases e orações com o texto e o contexto
na língua estrangeira.
O propósito da prova é colocar o candidato frente
a textos autênticos e pertinentes à realidade que o
cerca. A ênfase da prova, mais do que no
conhecimento teórico, volta-se para a competência
de leitura do nosso futuro aluno em relação a língua
estrangeira.
Língua Estrangeira - Inglês
1. Leitura: compreensão e interpretação;
2. Formação de palavras: afixos;
3. Formação de grupos nominais: modificadores e
núcleos;
4. Partes da sentença;
5. Verbos: tempos e flexões;
6. Coesão: uso de conectivos;
7. Regência verbal e nominal.
Língua Estrangeira Espanhol
1. Interpretação de texto;
2. Utilização das classes gramaticais abrangendo:
2.1 Artigo (determinado e indeterminado) –
contrações;
2.2 Pronome (pessoal, possessivo, demonstrativo,
indefinido, relativo, interrogativo);
2.3 Substantivo;
2.4 Adjetivo;
2.5 Numeral;
2.6 Advérbio;
2.7 Preposição;
2.8 Conjunção;
2.9 Interjeição;
2.10 Verbo (auxiliar, regular e irregular);
3. Acentuação Ortográfica;
4. Apócope de certos adjetivos e pronomes;
5. Uso adequado de vocabulário
MATEMÁTICA
1. Teoria de Conjuntos
1.1 Definição, elementos e operações.
2. Conjuntos Numéricos
2.1 Conjunto dos números Naturais, Inteiros,
Racionais, Irracionais e Reais.
3. Relações e Generalidades de Funções
3.1 Definições e classificação das funções
3.2 Conjunto domínio, contradomínio e imagem.
3.3 Construção e análise de gráficos
4. Função Afim
4.1 Definição, construção e análise do gráfico,
raízes, estudo de sinal, inequações e aplicações.
5. Função Quadrática
5.1 Definição, construção e análise do gráfico,
raízes, estudo de sinal, inequações e aplicações.
6. Função Modular
6.1 Definição, construção e análise do gráfico.
7. Função Exponencial
7.1 Definição, construção e análise do gráfico,
raízes, estudo de sinal, inequações e aplicações.
8. Função Logarítmica
8.1 Definição, construção e análise do gráfico,
raízes, estudo de sinal, inequações e aplicações
9. Progressão Aritmética e Geométrica
9.1 Sequências e séries numéricas
9.2 Termo geral, soma e convergência.
10. Matrizes
10.1 Definição e classificação
10.2 Operações
10.3 Matriz inversa
11. Determinantes
11.1 Definição e propriedades
12. Sistemas Lineares
12.1 Definição e solução
12.2 Sistemas equivalentes e escalonamento
12.3 Discussão de um sistema
13. Análise Combinatória
13.1 Principio fundamental da contagem
13.2 Arranjos
13.3 Permutações
13.4 Combinações
14. Binômio de Newton
15. Probabilidade
16. Noções de Matemática Financeira
16.1 Porcentagem
16.2 Juros simples
16.3 Juros Compostos
17. Trigonometria
17.1 Trigonometria no triângulo retângulo
17.2 Funções circulares
17.3 Relações entre funções
17.4 Transformações
17.5 Equações e inequações
17.6 Resolução de triângulos
18. Geometria Métrica Espacial
18.1 O prisma
18.2 Pirâmide
18.3 Cilindro
18.4 Cone
18.5 Esfera
18.6 Troncos
19. Geometria Analítica
19.1 O Ponto
19.2 Distancia entre dois pontos
19.3 Ponto médio de um segmento
19.4 A reta
19.5 A equação reduzida da reta
19.6 A equação geral da reta
19.7 Interseção de retas
19.8 Paralelismo
19.9 Perpendicularidade
19.10 Ângulos entre retas
19.11 Distância entre pontos e reta
19.12 A circunferência
19.13 A equação reduzida da circunferência
19.14 A equação geral da circunferência
19.15 Posições relativas entre ponto e
circunferência
19.16 Posições relativas entre reta e
circunferência
19.17 Tangência
20. Números Complexos
20.1 Operações com números complexos
20.2 Potências de i
20.3 Modulo de um numero complexo
20.4 Argumento de um número complexo
20.5 Forma trigonométrica ou polar
20.6 Operações na forma trigonométrica
20.7 Potenciação em C
20.8 Radiciação em C
21. Polinômios e Equações Polinomiais
21.1 Raízes e o Teorema Fundamental da
Álgebra
21.2 Adição, subtração e multiplicação de
polinômios
21.3 Divisão de polinômios
FÍSICA
1. Cinemática escalar
2. Cinemática vetorial
3. Cinemática angular
4. Leis de Newton e suas aplicações
5. Trabalho e Energia
6. Impulso e quantidade de movimento
7. Choques mecânicos
8. Gravitação universal
9. Estática do ponto material e do corpo extenso
10. Hidrostática
11. Termometria e dilatação térmica
12. Calorimetria e mudança de fase
13. Termodinâmica
14. Princípios da óptica geométrica
15. Reflexão da luz – espelhos
16. Refração da luz – lentes
17. Movimento harmônico simples
18. Ondas
19. Acústica
20. Eletrostática
21. Eletrodinâmica
22. Eletromagnetismo
23. Noções de Física Moderna
24. Noções de Teoria de Relatividade Especial
25. Noções de Mecânica
26. Quântica
QUÍMICA
1. Substâncias químicas e misturas;
2. Estados físicos da matéria;
3. Estrutura da matéria;
4. Partículas fundamentais do átomo;
5. Nomenclatura, representação e classificação dos
elementos químicos;
6. Configuração eletrônica e periodicidade;
7. Ligações químicas, interações intermoleculares e
estrutura molecular;
8. Reações químicas;
9. Funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos;
10. Soluções;
11. Termoquímica;
12. Eletroquímica;
13. Cinética química;
14. Equilíbrio químico;
15. Radioatividade;
16. Estrutura e propriedades das substâncias
orgânicas;
17. Funções orgânicas;
18. Reações orgânicas;
19. Isomeria;
20. Polímeros;
21. Petróleo;
22. Bioquímica
BIOLOGIA
ORGANIZAÇÃO DA VIDA
1. Introdução à Biologia;
2. Método Científico;
3. Níveis de Organização dos Seres Vivos;
4. Caracterização dos Seres vivos:
4.1 Composição Química;
4.2 Estrutura Celular;
4.3 Metabolismo;
4.4 Reprodução;
4.5 Mutação, Evolução e Adaptação;
4.6 Crescimento.
5. Classificação dos Seres vivos:
5.1 Critérios para a classificação;
5.2 Reinos: Monera, Protista, Fungi, Plantae e
Animallia.
6. Biologia Molecular:
6.1 Água e Sais Minerais;
6.2 Carboidratos;
6.3 Lipídios;
6.4 Proteínas;
6.5 Enzimas;
6.6 Vitaminas;
6.7 Ácidos Nucléicos.
7. Citologia:
7.1 Membrana;
7.2 Citoplasma;
7.3 Núcleo.
8. Divisão Celular:
8.1 Mitose;
8.2 Meiose.
9. Metabolismo Celular:
9.1 Síntese de Proteínas;
9.2 Ação Enzimática;
9.3 Metabolismo Energético;
9.4 Fotossíntese.
10. Histologia Animal;
11. Embriologia Animal.
DIVERSIDADE DA VIDA
12. Nomenclatura e Classificação dos Seres vivos:
12.1 Principais Regras de Nomenclatura;
12.2 Classificação dos Seres vivos.
13. Vírus:
13.1 Estrutura e Reprodução.
14. Reino Monera:
14.1 Bactérias – Estrutura e Reprodução;
14.2 Cianofíceas – Estrutura e Reprodução.
15. Reino Protista:
15.1 Algas Unicelulares e Pluricelulares;
15.2 Protozoários.
16. Reino Fungi:
16.1 Mixomicetos;
16.2 Eumicetos.
17. Reino Plantae:
17.1 Briófitas;
17.2 Pteridófitas;
17.3 Gimnospermas;
17.4 Angiospermas.
18. Tecidos Vegetais:
18.1 Meristemas;
18.2 Parênquimas.
19. Organografia Vegetal:
19.1 Raiz;
19.2 Caule;
19.3 Folhas;
19.4 Flores;
19.5 Frutos;
19.6 Sementes.
20. Fisiologia Vegetal:
20.1 Absorção, Transporte e Transpiração;
20.2 Fotossíntese;
20.3 Hormônios Vegetais;
20.4 Movimentos Vegetais.
21. Reino Metazoa:
21.1 Poríferos;
21.2 Cnidários;
21.3 Platelmintos;
21.4 Nematelmintos;
21.5 Moluscos;
21.6 Anelídeos;
21.7 Artrópodes;
21.8 Equinodermos;
21.9 Cordados.
22. As Grandes Funções Vitais (Anatomia e
Fisiologia Comparada):
22.1 Digestão;
22.2 Respiração;
22.3 Circulação;
22.4 Excreção;
22.5 Sistemas Integradores: Endócrino e Nervoso;
22.6 Órgãos dos sentidos;
22.7 Sustentação e Locomoção;
22.8 Reprodução e Desenvolvimento
Ontogenético.
INTERAÇÃO DOS SERES VIVOS E
CONTINUIDADE DA VIDA
23. Genética:
23.1 Conceitos Básicos de Genética;
23.2 A genética de Mendel;
23.3 Alelos Múltiplos;
23.4 Interação e Vinculação Gênica;
23.5 Determinação do Sexo;
23.6 Genética de Populações;
23.7 Engenharia Genética.
24. Evolução:
24.1 A Origem da Vida;
24.2 O tempo Geológico;
24.3 Fixismo e Evolucionismo;
24.4 Lamarquismo e Darwinismo;
24.5 Especiação;
24.6 Mutacionismo;
24.7 Evidências da Evolução;
24.8 Teoria Sintética da Evolução;
24.9 A Evolução Humana.
25. Ecologia:
25.1 O Ecossistema;
25.2 A Biosfera e os Biociclos;
25.3 Populações e Comunidades;
25.4 Relações entre os seres vivos;
25.5 Adaptações;
25.6 Sinergia Ambiental;
25.7 Poluição.
26. Programas de Saúde:
26.1 Indicadores de Saúde;
26.2 O que é Saúde?;
26.3 O que é doença?;
26.4 Classificação das doenças;
26.5 Endemias;
26.6 Epidemias;
26.7 Principais Helmintoses e Protozooses;
26.8 Reprodução Humana;
26.9 Métodos Contraceptivos;
26.10 DSTs;
26.11 Drogas.
GEOGRAFIA
1. Noções básicas do estudo de Geografia:
1.1 Evolução da ciência geográfica;
1.2 Categorias básicas da Geografia;
1.3 A interação dos elementos da paisagem
natural e a relação homem/meio;
1.4 Elementos de Geografia e estudo de mapas.
2. A dinâmica do espaço no tempo:
2.1 Dinamismo da organização espacial ao longo
do tempo;
2.2 O espaço mundial da sociedade
industrializada: os sistemas socioeconômicos,
desenvolvimento e subdesenvolvimento;
2.3 A “nova ordem mundial”: globalização e
fragmentação do espaço - os blocos econômicos,
o Mercosul (estágios e perspectivas), a
geopolítica da organização do espaço na
atualidade.
3. O espaço da produção:
3.1 A indústria: evolução e características da
atividade industrial, elementos da produção
industrializada, avanços tecnológicos e a
produção industrializada, problemática ambiental
e a produção industrial, a industrialização no
Brasil e em Goiás;
3.2 A agricultura: produção e consumo na
agricultura, tecnologia e produção agrícola, a
problemática ambiental e a produção agrícola, a
agricultura no Brasil, uso da terra e a estrutura
fundiária no Brasil (a luta pela terra), a agricultura
em Goiás, a divisão territorial e internacional do
trabalho refletindo no comércio exterior.
4. A população:
4.1 A estrutura da população mundial;
4.2 A dinâmica da população mundial: a migração
e o problema da xenofobia;
4.3 O fenômeno da urbanização no mundo;
4.4 Problemas socioambientais do espaço urbano;
4.5 A população brasileira: dinâmica e conflitos;
4.6 A urbanização no Brasil.
HISTÓRIA
1. O mundo antigo:
1.1 A antiguidade Oriental;
1.1.1 Influência da religião e do mito na vida
política, social e cotidiana dos povos orientais;
1.1.2 Disputas políticas, religiosas e territoriais
no oriente; da antiguidade às heranças atuais.
1.2 A antiguidade clássica:
1.2.1 Grécia - origem e periodização histórica,
formação das cidades-estado; Atenas e Esparta
– Organização social e política;
1.2.2 Roma - origem e períodos históricos, a
República romana e as lutas sociais e políticas
de plebeus e escravos; o Império, a
fragmentação e a decadência do mundo romano.
2. A Idade Média:
2.1 Os movimentos migratórios e invasões
bárbaras: os reinos germânicos, a ruralização da
sociedade e a fragmentação do poder político;
2.2 O Feudalismo e as relações de dependência
pessoal: o papel da Igreja, as cruzadas, o
desenvolvimento comercial urbano;
2.3 A crise do Feudalismo, a formação dos
Estados Nacionais e a expansão comercial
europeia.
3. A Era Moderna:
3.1 Expansão marítimo-comercial e Mercantilismo;
3.2 O Absolutismo;
3.3 O Renascimento;
3.4 Reforma e Contra-Reforma;
3.5 América pré-colombiana: povoamento e
caracterização das diferentes formas de
organização social;
3.6 A colonização europeia nas Américas:
mercantilismo e pacto colonial;
3.7 O sistema colonial português no Brasil:
administração, economia e sociedade.
4. Consolidação e expansão do Capitalismo nos
séculos XVIII e XIX:
4.1 A Revolução Industrial;
4.2 A organização do trabalho, da produção e a
expansão dos mercados;
4.3 O Iluminismo e o Liberalismo econômico do
século XIX;
4.4 A Revolução Francesa e seus
desdobramentos sociais e políticos;
4.5 A crise dos sistemas coloniais português e
espanhol;
4.6 Brasil: Primeiro e Segundo Reinados.
5. O século XX:
5.1 O Imperialismo e a Primeira Guerra Mundial;
5.2 A Revolução Russa;
5.3 A crise de 1929;
5.4 A ascensão do nazi-fascismo e a Segunda
Guerra Mundial;
5.5 Bipolarização e Guerra Fria;
5.6 A crise do socialismo e a desintegração do
leste europeu;
5.7 As inovações tecnológicas e a organização do
trabalho (o Toyotismo);
5.8 Os conflitos étnicos e políticos da atualidade;
5.9 O Brasil na Primeira República: coronelismo,
oligarquia e movimentos sociais;
5.10 A Revolução de 1930 e o Estado Novo;
5.11 O Populismo no Brasil;
5.12 O Golpe Militar de 1964 e a ditadura militar
no Brasil;
5.13 A redemocratização política no Brasil.


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